O Medo
Todo dia faço planos para o dia seguinte, o engraçado nisso é que nem sei se estarei aqui amanhã. Porque faço isso? Realmente, não sei. Acho que por puro instinto de sobrevivência humana e por simplesmente acreditar que estaremos aqui amanhã. Que ilusão da nossa parte! Todavia, a culpa não é minha ou sua, pois não somos criados a pensar dessa forma. Nossa criação sempre foi a de projetar, de criar em nossa mente que teremos um futuro promissor, uma vida plena e, que os problemas só acontecem com os outros e que nós somos imunes a morte. Sabe, isso cria um grande problema em nossa vida, quando é chegada à idade de tomarmos nossas atitudes, o medo não nos deixa prosseguir, é isso mesmo medo. Medo de arriscar, buscar, arrepender, fazer, sair, conhecer, ver a vida de outra maneira, uma maneira diferente do que estamos acostumados, procuramos o comodismo, a segurança, uma vida mais fácil, onde tudo esta ao alcance de nossas mãos.
Surge então uma questão: Porque projetamos se temos medo de agir? Bom, vejo da seguinte forma.
Projetamos e achamos que tudo esta sob controle, que tudo sairá conforme nosso projeto e esquecemos-nos de colocar ou simplesmente ignoramos as possibilidades de que haverá problemas. Não somos educados a ver a vida como ela realmente é, somos educados a ver a vida na visão de nossos pais. Eles acabam sendo os nossos olhos, até surgirem os problemas de verdade, quando isso acontece, quando não os temos por perto ou quando vamos executar nossos projetos e, nos vemos sozinhos de verdade, onde teremos, necessitaremos de resolver esses “problemas” sozinhos ai sim, nos deparamos com o medo. Isso acaba nos deixando paralisados, sem ação, sem noção do que fazer, nossa mente fica a mil quilômetros por hora, perdida no tempo. Pensamos, lamentamos e ficamos no mesmo lugar, onde é mais cômodo, onde tem alguém que resolverá isso por nós.
Talvez você esteja se perguntando, nossa que confusão? Começou falando de projetos e agora fala de medos. Bem, acredito que as duas coisas estejam intimamente ligadas. Volto ao inicio do texto e agora faço a você a seguinte pergunta:
Porque projetamos as coisas, porém quando elas acontecem de uma forma inesperada somos tomados pelo medo, se nem sabemos se estaremos aqui amanhã?
Porque não amamos como se hoje fosse o ultimo dia? Temos o receio de amar as pessoas, não temos coragem de dizer a alguém que ela é importante, que a amamos, que ela faz toda diferença na nossa vida. Não fazemos nossas vontades, não vamos à luta, não buscamos a conquista. Mas porque isso? Porque você tem medo disso?
Consegui, com muitas lições de que não adianta ter medo, que tristezas vêm e passam e que a vida sempre se ajeita novamente. Que tudo que vem fácil, também vai fácil e que a vida é feita de tristezas, mas também de alegrias. Nenhuma tristeza é pra sempre e nem a alegria, mas a felicidade sim, essa foi feita pra ser sentida sempre. Temos que ser felizes mesmo quando tristes. Talvez você diga: que absurdo! Como vamos estar felizes mesmo quando estamos tristes? Darei um exemplo. Quando perdi meu saudoso Pai, fiquei sim, muito triste, mas feliz por saber que ele esta com Deus, feliz por ser beneficiado com o privilegio do convívio com essa pessoa maravilhosa, de poder aprender a ter o caráter dele. Mas, quanto medo me tomou quando isso aconteceu? Digo a você, foi muito medo. Por isso hoje, quero viver como se fosse o ultimo dia, sem medo, receio, com projetos sim, mas sem deixar de aproveitar os momentos pequenos com amigos e familiares. Ainda não sou pai e nem sei se chegarei a isso, mas, se acontecer tentarei passar a meus filhos, educá-los a pensar que, se não houver amanha como foi a minha vida? Como serei lembrado? Quero ensinar a eles que não devemos ter medo, e sim arriscar, viver, conquistar nossos objetivos e, que sempre vamos passar por tristezas e alegrias, que a vida foi feita pra ser vivida, assim como esta na palavra de Deus: “O choro pode durar à noite, mas a alegria vem ao amanhecer” e “Que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”.
Hum, li do início ao fim ... Muito bom! Você realmente tem talento, em alguns trechos percebi qual foi a sua inspiração, e ela tem nome: Maricheille! Errei?! kkkk ... Mas enfim, no mais achei muito bom, gostei da linguagem, das interrogações que você faz aos leitores e gostei muito das citações no final. E por sinal, belas citações! =)
ResponderExcluirParabéns ... Nota 10!
Tudo de Muito Bom pra Vc's ... e muitas bençãos de Deus!!!
o brigado leide realmente esta certa kkkkk, obrigado por ler meu texto e pelos elogios.
ResponderExcluir